Histórico

Histrico do Sindicato de Santa Maria e Região

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Maria e Região foi criado em 02 de outubro de 1935. No Rio Grande do Sul, os bancários gaúchos já tentavam articular um congresso que reunisse a categoria. Na época, existiam 10 sindicatos em todo país. A conjuntura política nacional era favorável à organização do movimento da categoria, que havia atingido uma articulação grande com base em reivindicações bastante abrangentes. A criação do Sindicato significava o fortalecimento da oposição política, da luta pela democratização e da busca da autonomia sindical.

O primeiro presidente foi Alfredo Bohrer, funcionário do Banco da Província do Rio Grande do Sul, e o vice, Acteon Vale Machado, funcionário do Banco Nacional do Comércio. Newton Belém, funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, e posteriormente, presidente da Federação dos Bancários do RS, era o primeiro secretário. Henrique Holleben, do Banco da Província, era segundo secretário; Ari Gaspari, tesoureiro, funcionário do Banco Nacional do Comércio; e na comissão executiva estavam Saul Rolim, também funcionário do Banco Nacional do Comércio, Ernani Hausen, do Banco do Estado; Democrata Soares, José H. Flores, ambos do Banco da Província, e José B. Carvalho, funcionário do Banco Nacional do Comércio. No conselho fiscal, Hermínio Niederauer, Ermansour Ustra, ambos trabalhando no banco da Província, e Tacito Dias do Banco Nacional do Comércio. A posse, ocorrida no Clube Caixeral, contou com a presença dos bancários, que na época não chegavam a 100.


PrimeiroAnteriorPagina 1 de 4 1234PróximoÚltimo

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região - Rua Dr. Bozano, 1147 - Ed. Marilene, Salas 301, 302 e 306 CEP: 97.015-003 - Santa Maria/RS
Fone: (55) 3222.8088 - E-mail: contato@bancariossm.org.br